terça-feira, 3 de novembro de 2009

Dia de Finados

(Foto de Carlos Serejo)
O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de Novembro.

Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava.

No
século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de Novembro, porque 1 de Novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apoia em uma prática de quase dois mil anos.

2 comentários:

  1. É por esta altura que muita gente vai "à terra" prestar homenagem aos seus entes mais queridos que já faleceram.

    Infelizmente sei o que isso significa, pois o meu pai faleceu recentemente e está sepultado no Cemitério da Zebreira.

    Tal como muitas das festas cristãs, o Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos têm origem nas tradições pagãs. O que dizes é certo, mas penso que podias ter falado um pouco sobre o tão em voga "Dia das Bruxas" ou "Halloween". De qualquer forma parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sr. Carlos... desde já agradeço a sua participação no blogue... conheço algumas das suas fotos e queria-lhe dar os parabéns pois são bem lindas... espero k nao se importe de ter colocado uma aqui no blogue, a qual pedi ao paulo pinto... caso queira expor aqui o seu trabalho esteja á vontade para o fazer...OBRIGADO

    ResponderEliminar